segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Com Jesus no Caminho!

E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
Lucas 24:13-16

  Ao analisar esse relato podemos perceber que essa situação não é algo que ficou no passado, ou é somente mais um relato sobre a ressureição de Cristo. Temos dois dos discípulos de Jesus, sim Ele tinha 12 Apóstolos e mais de 100 seguidores constantes,  nessa passagem um é identificado como Cléopas e o outro segue no anonimato, mas o fato que gostaria de abordar nessa passagem é que eles seguiram pouco mais de 10Km lado a lado do Mestre, que eles tinham seguido durante algum tempo, que eles comiam, bebiam junto a Ele, mas, não o reconheceram.
  Nos dias de hoje, por muitas vezes não conseguimos discernir a presença de Cristo ao nosso lado, pois, como é peculiar ao ser humano temos que ter sempre uma confirmação, um sinal, algo sobrenatural que explique o natural daquEle que é o inicio de todas as coisas.
  Podemos então identificar pequenos e sutis  aguilhões disfarçados de "espiritualidade" entravados em nossos olhos espirituais que não nos permite ver o simples e sem sombras Filho de Deus que caminha ao nosso lado vestido da humildade que lhe é peculiar.
  Uma das primeiras dificuldades em reconhecermos o Senhor é que segundo o espírito do evangelho atual Jesus tem obrigação de se apresentar com toda a pompa pirotécnica que temos em cultos e shows "evangélicos" onde a estrela que brilha é aquele(a) que está em cima do palco, ensinando de uma forma inconsciente e subliminar que é daquele jeito que é Jesus, cheio de autopromoção e sedento de reconhecimento e aceitação por parte de todos, em todos os níveis da sociedade. Mas quando analizamos a breve estadia do Cordeiro entre nós podemos claramente perceber que Ele em nada se parece com o Jesus atual  pregado em templos e praças, pois, Ele com uma atitude sempre muito discreta e humilde fazia jus ao seu título Cordeiro. Então devemos entender que nem sempre ou quase nunca a presença do Mestre ao nosso lado estará ligada a acontecimentos apocalipticos como anjos voando e demônios sendo abatidos na frente de todos, talvez fosse isso que os discípulos esperassem do Cristo, mas definitivamente não ocorreu.
 Outro fator que nos impede de reconhecer o Senhor que nos acompanha no caminho são nossos sentimentos. Mais uma vez evoco o evangelho atual em que os "cristãos" vivem de mover em mover, de unção em unção guiados por cegos que não querem ver e em função disso não ensinam ao povo a verdade, pois, eles não querem ver então ensinam o povo a sentir, sentir a unção, sentir o mover, sentir o poder, vão sentimento. A bíblia é categórica quando nos ensina que enganoso é o coração do homem:  Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Jeremias 17:9.
Baseado na Palavra e só na Palavra devemos então ter muito cuidado com os sentimentos de nosso coração, por isso devemos ser guiados pela fé e não por sentimentos, como sabemos a fé é a fundamentação em coisas que não vimos ou sentimos, mas, aquilo que acreditamos, nossa fé é loucura para o mundo! 
 Durante o caminho não devemos ter como sinal da presença de Jesus ao nosso lado a  autopromoção divina de um deus que anseia em ser reconhecido por isso vive realizando espetáculos sapucaianos para provar sua existência e sua presença , sentimentos enganosos de um coração que é por nós mesmo insondável ao mesmo tempo que tem natureza enganosa e perversa, enfim fatores que foram colocados por homens como sinais de Deus, mas, que realmente em nada tem haver com o verdadeiro caracter Divino.
 Por final, depois que Cristo se retira da presença deles a epifania é automática: E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? Lucas 24:32.
  Devemos portanto atentar para a palavra de Deus, pois, ela nos revela o caracter de um Deus amoroso revelado em sEu filho, que em todos os momentos sejam bons ou ruins estará ao nosso lado
  querendo ele se revelar ou não será nosso companheiro e guia no caminho de todo discípulo.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário