quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Não se prive da graça de Deus!

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus...
Hebreus 12:15

 Graça segundo o dicionário Aurélio: s.f. Favor, benefício, mercê: pedir, conceder uma graça. / Perdão, indulto: o condenado obteve graça e teve sua pena reduzida. O termo graça vem do termo grego  χαρις [charis] (Substantivo feminino)  que por sua vez deriva do verbo grego charizomai que tem como essencia algo da para uma pessoa que definitivamente não merece esse algo ou favor. Portanto, ao conhecer-mos o significado do termo usado por Paulo não só nesta porção das Escrituras, mas em tantas outras nossos olhos devem se abrir para a tão Graciosa obra redentora de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Partindo-se do principio que a salvação e tudo que recebemos do Senhor nos é dado através da Graça ( favor recebido, mas, não merecido) deixemos de lado tudo aquilo que nos priva da Graça de Deus, pois em nossos dias muitos são os motivos pela qual nos privamos da Graça.
  Um dos motivos que gostaria de abordar é a religiosidade que afeta o mundo evangélico em nossos dias. A religiosidade é utilizada como ajuda "muleta" para se obter o favor de Deus. Quando Paulo afirma que devemos ter cuidado ara não se rovar da Graça do Senhor ele é bem especifico não fala que o Senhor nos privaria de, mas sim que não devemos nós mesmo se afastar dEle e sua imensa  Graça. A religiosidade afirma que para sermos salvos é necessário cumprir uma gama de leis e rituais evocados muitas vezes do "Antigo Testamento" e que isso sim é o que realmente nos dá a garantia de que Deus sendo pressionado por  nossa obediencia a sua lei tem o dever de nos atender  nossos mais proundos caprichos, pois Ele é fiel a sua palavra.
  Então baseados nesses principios o evangelho de hoje corre frenéticamente aos templos em busca de campanhas, orações fortes, profetadas, novas "revelações da Palavra", novos moveres, novos modos de ajudar ou até mesmo obrigar o seu deus a realizar seus desejos, e assim se esquecem de uma verdade inexoravel que é: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8. Não podemos cair no erro de pensar que podemos fazer algo para merecer o favor Divino, por isso começei esse texto deixando bem claro o significado do termo Graça, ou seja, deixando aberto aos olhos que a Graça é algo dado a alguém que definitivamente não merece e nada que nós venhamos a fazer nos torna merecedores. Quando ouvimos ao termo crédito com Deus devemos nos lembrar do Apóstolo Paulo que descreve na segunda carta aos coríntios cap.11 sua trajetória no Evangelho, suas reseguições e sofrimentos, devemos então lembrar de sua carta aos filienses onde ele relata sua esperança em ser contado com os ressuretos por Cristo. Hora se Paulo, que não podemos negar que se alguém teria algum crédito com Deus seria ele, em nenhum momento cobra esse crédito com Deus, antes põe sua esperança na fé no Filho de Deus, então não sobra crédito para mais ninguém. Jó quando tenta inquerir algo de Deus recebe como troco algumas perguntas do Senhor que automáticamente fez com que ele se colocasse em seu devido lugar, assim se Jó que foi colocado por Deus como homem integro, reto, temente  e que se desvia do mal, não teve "crédito com para se justificar isso nos deve servir de exemplo.
 Bom a verdade é que não podemos nos privar da Graça de Deus tentando nós mesmos alcançar o favor dEle, devemos sim permanecer fiéis ao novo mandamento que é o mandamento do amor, sim aplicar amor em tudo o que fazemos, viver o amor daquEle que nos amou e prosseguir a carreira combatendo o bom combate e guardando a fé lembrando que não temos como negociar com Deus, pois, não temos nada que é nosso e nenhuma estrategia nos fará dignos dos favores de Deus levando-se em consideração que o Senhor dá aos seus enquanto dormem!












5 comentários: