quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

JESUS ESTÁ MESMO VOLTANDO?

     Hoje em dia a moda é vídeos sobre acontecimentos “ apocalípticos”, o Papa renunciando, meteoros ( da paixão como o do Cantor metrossexual universitário) ou o da Rússia, todo sério com ares de “quase foi dessa vez”, e todo mundo falando do fim do mundo Nostradâmico.. Maias e seu 2012 falido, mãe diná.. pai fulando.. todo mundo dando seu pitaco. e os crentes pra variar falando  que Jesus esta voltando ( coisa que eu ouço desde a infância).

     Ai fui procurar textos sobre o dono do jogo falando sobre o fim. Ou seja, o próprio Cristo dizendo sobre isso, nem Paulo com eu “digo eu , não o senhor” nem Daniel ou Apocalipse com seu “código da vinci” gospel de 144 mil , sobe desce aguarda reia sobe denovo desce esper amais mil guerreia.. etc.. eu queria  Jesus dando um papo reto sobre o assunto.  E Só esbarrei com o texto do evangelho de Mateus , capitulo 24.

     Fazendo uma reflexão sobre Mateus 24 logo no verso 3 eu percebo que os discipulos fizeram DUAS ou até TRES  perguntas distintas. Uma sobre a destruição do templo de Israel e outra sobre o Fim do dos tempos..e outra sobre a vinda de Cristo.

“E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas,( destruição do templo de israel. pergunta 1) e que sinal haverá da tua vinda( pergunta 2)  e do fim do mundo ( pergunta 3)? 
Mateus 24:3

     O Verso 14 é o unico que responde diretamente osbre o ofim dos tempos e coloca uma condição simples para que isso aconteça:
"E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14".
      O termo usado como Mundo na tradução, traduz-se melhor por "etnias" o que me faz refletir o quão distante estamos do fim do mundo. Os versos 1 a 13  sobretudo falam do Não FIM em vez de falar do fim:


"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 
Mateus 24:4-13"

    Nos versos 15 a 23,  a resposta é clara sobre a destruição do templo de Israel, e a dissolução da nação Judaica no ano 53, quando o Imperador Romano ordena o General Tito invada e destrua de vez a província "problemática" de Israel, sobretudo dada a expansão da "nova seita" do Tal messias Jesus Cristo. A “abominação  no lugar santo” se refere claramente a um sacrifício feito ao imperador pelo General Tito, de um Porco (animal impuro aos judeus) no altar do templo de Jerusalém antes de sua destruição. ( estou buscando as fontes históricas que corroboram tais fatos pra postar em breve)
     Toda a cautela que Cristo diz sobre “fugir  e não voltar para buscar a capa”, ou sobre o inverno cujo rigor climático é insalubre sobretudo no deserto, ou  a dificuldade com as grávidas naqueles dias.. a fuga no sábado que impediria muitos do judeus de prestarem ajuda uns aos outros, o alerta para que não caiam em conversa do tipo "olha Cristo ali ou acolá", podendo ser uma cilada do exercito romano, estão claramente evidenciadas nesses versos:


“Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
Eis que eu vo-lo tenho predito.
Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.” 
Mateus 24:15-26

     Ao final do vero 27 ao fim do capitulo, Jesus fala claramente sobre sua vinda, contudo sem nada falar sobre o tempo cronológico em que isso aconteceria. Antes ao contrário, o verso 36 aponta claramente para um dia incerto a toda humanidade, impossível de se especular. Fica claro quando o Jesus coloca circunstancias como as pesoas não mais falarem do evangelho, quando afirma "assim como nos dias de Noé, logo com o evangelho todo exposto a cada esquina a cada igreja a cada canal de TV são uma clara demonstração de que a volta ainda não é pra agora.

     Quanto a expressão" não passará essa Geração.. "cito o estudioso Mario Persona que diz:
 (no texto em http://www.respondi.com.br/2011/06/de-que-geracao-mateus-2434-esta-falando.html):

 "já que no grego a palavra "geração" ali é "genea" que pode ter também o sentido de família, raça ou nação. Então a ideia seria que essa mesma raça ou geração de judeus incrédulos existiria quando caíssem esses juízos sobre o mundo durante a grande tribulação que precede a vinda de Cristo para reinar. Talvez esta seja a interpretação mais correta, pois é provável que não exista no planeta um povo mais persistente em rejeitar a Cristo do que os judeus, que tiveram todas as chances de recebê-lo como Messias e mesmo assim o crucificaram. Também é difícil encontrar um povo com uma identidade tão marcante e que esteja todos os dias nas páginas dos jornais, como é o judeu. É como se Deus estivesse o tempo todo nos lembrando:
 "Eu não disse que eles seriam assim até o fim?". 
Os versículos abaixo confirmam isso:

Deu 32:5  "Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; GERAÇÃO PERVERSA E DISTORCIDA É.... deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação. Com deuses estranhos o provocaram azelos; com abominações o irritaram. Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram,  novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais. Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou; O que vendo o SENHOR, os desprezou, por ter sido provocado  à ira contra seus filhos e suas filhas; E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim;  PORQUE SÃO GERAÇÃO PERVERSA, filhos em quem não há lealdade. "

Então , Votando ao texto temos até o fim do capítulo:

Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.
E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.
Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;
Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.
Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.
Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.
Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;
E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,
Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes. 
Mateus 24:27-5


     Sendo assim me arriscaria a Dizer JESUS NÂO ESTA VOLTANDO. até faria uma camiseta escrito isso, mas além de ser queimado pelos crentes, eu corro o risco de desafiar o Próprio Deus que em sua onisciência  e onipotência pode fazer com que tudo isso aconteça em uma semana.. e o fim venha , já que a hora ou dia só ele sabe. Portanto, VIVAMOS como se ele voltasse em 10 minutos mesmo sabendo que talvez nem mesmo nossos filhos possam ver tal dia.


SOLI DEO GLORIA

 (Claudio Passamani)



2 comentários:

  1. aqui um bom exemplo de referencia historica que ue citei no texto http://www.historia.templodeapolo.net/batalhas_ver.asp?Cod_batalha=35&value=A%20destrui%C3%A7%C3%A3o%20de%20Jerusal%C3%A9m&civ=Civiliza%C3%A7%C3%A3o%20Romana

    ResponderExcluir
  2. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
    também agradeço por partilhar o seu saber, quantas vezes não damos valor ao que Cristo fez por nós,quantas vezes nos tornamos ingratos não muito valor à graça infinda de Deus, no entanto Ele continua a avisa-nos que breve vem, gostei, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se achar que mereço e se o desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,irei seguir também o seu blog.
    Deixo os meus cumprimentos, e muita paz.
    Sou António Batalha.
    Do Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir